top of page

Educação Fisica??


Educação Física ??

Quando alunos juvenis freqüentávamos as aulas de educação física como uma disciplina recreativa, um atrativo a mais para as nossas brincadeiras(talvez você tenha sido da turma que tinha quase pânico, pois a destreza corporal definitivamente nunca foi o seu forte). Eram jogos, competições, uma exigência de estar entre os melhores como se fosse esse o passaporte para o sucesso.

Mas não é esse o intuito deste artigo, ou seja, filosofar e criticar sobre uma prática que se perpetua até nossos dias e que não dá mostras de mudanças apesar dos princípios do barão de Coperlein.

O que gostaria de dialogar com você querido leitor é sobre o que afinal deveria significar a disciplina de educação física. Pelo menos o nome deveria fazer jus a sua prática,e assim sendo, deveria ser uma educação física, uma educação sobre o físico, uma orientação prática sobre o seu corpo(e agora talvez seja tarde para você,(o que eu duvido) mas não para seu filho!), como educar nosso físico e descobrir a maravilhosa máquina que nos foi confiada.

E que tópicos deve conter essa disciplina? Pensemos por exemplo sobre o carregar peso. Esta semana estava na SP 50 e entre São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal. Perdi a conta de por quantos andarilhos passei, muitos deles levando uma mochila as costas. Você sabia caro leitor que o recomendado é que o peso levado nunca exceda à 10% do nosso peso? Assim se você está na faixa de 80 Kg, o máximo que deve carregar é 8Kg. Ora doutor, você pode dizer, “eu mal carrego mochila e quando muito vou de ônibus para a cidade.” Ok, mas somente o fato de estar com esse peso já se torna um fator de enorme esforço que pode lesar os “mecanismos” de sua coluna, ou você nunca carregou as sacolas do supermercado ou suas malas no aeroporto? E as crianças que levam aquele enorme peso nas costas em suas mochilas escolares?

Mas não é somente isso, meu caro leitor. Uma boa maneira de desenvolver uma dolorida hérnia de disco é elevando pesos acima de nossa cabeça. Tudo bem, você tem pressa pois há muitas coisas a fazer, pegar a escada leva muito tempo....Sim, é isso mesmo, você vem fazendo tudo errado não é, e é por isso que escrevi esse artigo. Lembra qual é o título? Isso mesmo, Educação Física, você está fazendo tudo errado por que não foi ensinado a fazer do modo certo.

Calma, não se desespere. Para tudo tem um jeito não é. Basta que você procure “ouvir”a linguagem corporal. Sim, isso mesmo. Ou você acha que quando sente aquela pontada que logo passa não foi um sinal de alerta para não repetir erroneamente aquele esforço? É a maneira que o corpo usa para alertar nossa mente sobre um mal que pode estar por vir. E sobre essa dicotomia mente/corpo que vou falar na próxima vez. E até lá, converse com seu corpo e descobrirá o grande amigo que você tem!


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page