top of page

O que é hérnia de disco?



Hérnia de disco é uma condição em que um disco intervertebral na coluna vertebral começa a desgastar-se ou deslizar para fora de sua posição normal.


O disco intervertebral é composto por um tecido cartilaginoso macio envolto por anéis fibrosos que amortece os movimentos da coluna vertebral, alongando-se e comprimindo-se para suportar a sua flexibilidade.


Quando esse tecido cartilaginoso se desgasta ou desloca, ele pode pressionar nervos, o que pode levar a dor intensa, dormência ou fraqueza em uma ou mais áreas do corpo.


Existem basicamente 02 motivos para ter uma hérnia:


  • Trauma (acidente de transito, quedas, acidente de trabalho por exemplo) e

  • Postural que é a maioria dos casos. (sedentarismo, má postura ao sentar, pegar pesos, trabalhar em movimentos repetidos tudo isso por longos períodos, alguns anos por ex.)


Também devemos levar em consideração a obesidade, uma condição que cada vez mais aumenta o percentual na população e casos raros de hereditariedade entre outros de menor incidência.


O tratamento inicial envolve muita medicação e repouso, o que nem sempre resulta em alívio da dor.


Alguns casos muito crônicos (nos casos posturais) necessitam de cirurgia para remover o disco avariado e/ou colocação de placas e pinos para estabilizar a coluna vertebral.


A Quiropraxia pode tratar a Hérnia de Disco?





A Quiropraxia é uma opção de tratamento para a hérnia de disco. Em alguns casos conforme a gravidade da condição pode ser um tratamento longo de várias semanas.


A Quiropraxia é uma terapia manual que utiliza recursos de aparelhos próprios e se concentra na coluna vertebral e no sistema nervoso.


Neste caso, o objetivo é restaurar o alinhamento adequado da coluna vertebral e reduzir a pressão sobre os nervos promovendo que o próprio organismo reaja para esta condição.


É necessário que o profissional saiba avaliar o caso, se existem outras complicações como estenose do canal medular e osteoporose apenas para citar dois casos.


Tudo isso será levado em consideração e o trabalho conjunto com médicos pode ter resultados relevantes e efetivos.


A Acupuntura pode ajudar com o problema de Hérnia de Disco?


Acupuntura na parte inferior dorsal, tratamento de Hernia de disco


A acupuntura também é uma opção de tratamento complementar para a hérnia de disco.


A acupuntura é uma técnica milenar da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para estimular o fluxo de energia.


A acupuntura ajuda no aliviar da dor, melhora a condição e se for usada com o calor característico (moxabustão) promove a cura com certa rapidez em comparação com o tratamento usando apenas agulhas.


Quando associamos a Acupuntura e Quiropraxia




Se torna um tratamento muito eficiente, devendo-se fazer reavaliações periódicas, orientações posturais e de exercícios corretivos.


Isso gera uma redução no tempo do tratamento e se bem compreendido e praticado pelo paciente a recuperação se torna duradoura evitando-se recidivas.

Comentarios


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
bottom of page